top of page

Política e Tensão na Turquia 08/2015

Olá, como vão?

Quando o assunto é política na Turquia, o que muito se vê são brasileiras como nós, opinando sem entender, apenas aderem à preferência política do marido, namorado ou amigo.

E o pior: ainda discutem e brigam por isso, pra defender um partido, sendo que tal postura não é inteligente nem mesmo no Brasil, onde nascemos, vivemos, e, onde os resultados da política refletem diretamente sobre nossas vidas e de nossas famílias.

Pois bem, vou tentar aqui, simplificar o que eu entendi sobre a atual situação na política turca, que tem abalado muitos nervos por aqui.

Ano passado, houve eleições para presidente, e o sistema aqui é República Parlamentar. O que trocando em miúdos, significa que o povo elege o partido, e não um candidato específico.

Entre os partidos mais votados para ocupar as cadeiras do parlamento, estava o HDP (partido que representa os curdos), que, mesmo em terceiro lugar nos votos, ocupou porcentagem significativa de cadeiras.

Esta porcentagem atrapalha de certa forma os planos políticos do partido vencedor (AK Parti), que precisaria de aliança com outro partido, para obter mais do que o dobro de cadeiras do que o HDP.

Em torno disso, e sobre a possibilidade de uma nova eleição, simpatizantes do HDP e a milícia (por que não chamar de grupo terrorista) PKK, tem utilizado uma terrível maneira de protesto: assassinando policiais e militares turcos em emboscadas.

Implantando bombas em estradas, e acionando a explosão quando passam veículos militares.

Agora, a minha opinião:

É assim que o HDP e o PKK represtam o povo curdo? É assim que eles protestam? Executando os defensores dos cidadãos?

O que vai acontecer daqui pra frente? Querem fragilizar a segurança do país pra quê?

Como seria se o HDP tivesse vencido as eleições pra presidente?

PKK ja destruiu patrimônios, causou desordem, espalhou pânico, agora assassina nossos defensores, em nome de quê?

Dos curdos? Ser curdo afinal é ser arruaceiro?

Tenho certeza de que os TURCOS (porque pra mim, quem nasce na Turquia é turco) descendentes de curdos, ou membros de familias de tradição curda, que são pessoas de bem, que sabem viver em paz, com respeito, não compartilham das idéias do PKK.

Portanto, queridas brasileiras, se vocês quiserem defender seu amiguinho curdo, faça isso, mas não defendam partido politico. Mesmo porque, nem no Brasil, partido nenhum merece nossa mão no fogo. Quem dirá partido que não conhecemos nem uma parcela do necessário para opinar.

Espero ter ajudado a entender um pouco mais. Obrigada por lerem.


Antes à distância, agora juntos

bottom of page